Prevenção
Um mês para tomar cuidado com o câncer de pele
Dezembro Laranja terá atividade neste sábado no Centro de Especialidades, com distribuição de 200 fichas para atendimento, das 9h às 15h
Jô Folha -
Nas cores que definem os meses em temáticas relacionadas à saúde, dezembro vem chegando vestido de laranja. Com temperaturas mais altas e com a exposição das pessoas ao sol cada vez mais constante, a época é destinada aos cuidados com o câncer mais comum no Brasil: o de pele, com 30% de ocorrência nos casos no país. Em Pelotas, o sábado será voltado à prevenção. No Centro de Especialidades, 200 fichas serão distribuídas para atendimento, das 9h às 15h.
Como as fichas são limitadas, a coordenadora da campanha, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a dermatologista Ana Eliza Bomfim, sugere ao público que chegue cedo, pois a tendência é de que se esgotem rápido. Ela aponta também que a procura deverá ser feita principalmente por quem já possui lesões suspeitas.
Indicativos da doença podem ser apontados por uma regra simples, sugere a médica. É o ABCDE. As lesões com uma das cinco características - assimétricas, bordas irregulares, cores múltiplas, diâmetro maior que cinco milímetros e evolução constante - devem acender o alerta. Caso a pessoa não consiga fichas durante a campanha, mesmo assim deve procurar um dermatologista. “O diagnóstico precoce é o maior definidor”, garante.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer mais comum, do tipo não melanoma, é também o menos agressivo. A estimativa é de 165.580 novos casos neste ano, sendo 85.170 homens e 80.410 mulheres, apenas no Brasil. Ele possui dois tipos. O carcinoma basocelular, diagnosticado através de uma lesão (ferida ou nódulo), e apresenta evolução lenta. Já o carcinoma epidermoide também surge por meio de uma ferida, porém, evolui rapidamente e vem acompanhado de secreção e coceira. A maior gravidade do segundo tipo se deve à possibilidade dele apresentar metástase (espalhar-se para outros órgãos), segundo a definição do instituto.
O tipo melanoma é menos incidente, mas mais agressivo. A estimativa é de 6.260 novos casos este ano, sendo 2.920 homens e 3.340 mulheres. O Inca, no entanto, garante que houve melhora na sobrevida dos pacientes nos últimos anos, principalmente devido à detecção precoce do câncer.
Filtro solar sempre
A médica dá algumas digas. A principal é usar filtro solar diariamente, com fator de proteção solar 30 ou mais. As roupas com filtro solar também podem ser úteis, mas ela alerta para o prazo de duração: cerca de um ano. É importante também evitar exposição ao sol das 10h às 16h, período de maior incidência dos raios UVB.
Pessoas com histórico familiar da doença e trabalhadores com grande exposição ao sol, como carteiros e agricultores, também precisam de maior cuidado. Quem tem olhos, pele e cabelo claros é mais propenso, segundo a médica. Em caso de dúvidas, a procura ao médico pode ser vital na luta contra a doença. “É melhor procurar o atendimento em uma lesão benigna do que retardar o tratamento de uma maligna”, defende Ana Eliza.
O Centro de Especialidades fica na rua Voluntários da Pátria, 1.428, no Centro de Pelotas. Como os médicos são voluntários, não serão atendidos pacientes além das fichas iniciais. A distribuição se inicia às 9h deste sábado.
Confira os índices UV para Pelotas nos próximos dias
1°/12 - 13
2/12 - 13
3/12 - 14
4/12 - 13
5/12 - 13
6/12 - 13
Escala UV
Baixo - 1 e 2
Moderado - 3, 4 e 5
Alto - 6 e 7
Muito alto - 8, 9 e 10
Extremo - acima de 11
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário